Smaller Default Larger

Dicas para melhorar a vida útil da válvula de controle e sua eficiência operacional

 

Para começar, uma breve descrição de uma válvula:

 

Válvula – é um dispositivo que interrompe ou controla o fluxo do fluido numa tubulação; um dispositivo que faz o fluido agir de forma diferente de como ele agiria se estivesse viajando ao longo dessa mesma tubulação sem a presença de uma válvula.

 

As válvulas são, sem dúvida, a parte mais importante de qualquer sistema, porque elas direcionam o fluxo de fluidos e regulam a temperatura, a pressão, a vazão, etc. Devidamente utilizada e mantida, elas podem melhorar a eficiência dos processos e reduzir custos. É aconselhável aplicar algumas noções básicas de manutenção adequadas de forma a melhorar o seu ciclo de vida e eficiência operacional da válvula. Aqui estão sete, muitas vezes ignoradas, noções básicas de manutenção da válvula que pode ajudá-lo a fazer exatamente isso.

 

1. Entenda a Construção da Válvula
As válvulas são feitas de materiais diferentes, pois os fluidos, tais como gases, líquidos, e muitos outros são frequentemente corrosivos, abrasivos, ou altamente contaminados. Por questões de consistência, os materiais da tubulação devem cair nas mesmas categorias que as válvulas, no que diz respeito aos fluidos contidos dentro do sistema.

 

2. Compreender as simbologias e marcações contidas na Válvula
A maioria dos corpos de válvula incluem informações importantes sobre sua classificação que indicam onde devem ser usadas com segurança e eficiência. Além do nome do fabricante, muitas vezes há uma classificação básica de serviço. As setas também são expressas no corpo das válvulas para indicar o caminho de fluxo através da válvula. Estas setas irão ajudá-lo a instalar corretamente a válvula para garantir o sentido de fluxo correto, o que é particularmente importante devido ao tipo de internos selecionado em seu dimensionamento. Uma válvula instalada com o sentido invertido pode sofrer danos irreversíveis.

 

3. Inspeção de recebimento de válvulas novas
As válvulas devem ser inspecionadas quando forem recebidas na planta, pois este é, provavelmente, o momento mais crítico e mais ignorado na vida de uma válvula. Infelizmente, geralmente se pensa que uma válvula nova, quando é retirada da sua embalagem está no em seu pico operacional. Mas isto não é sempre verdadeiro. A válvula deve ser inspecionada quanto a possíveis danos sofridos em trânsito após a sua recepção. Esta inspeção deve incidir sobre os componentes de retenção de pressão, os flanges do corpo, e os mecanismos de funcionamento da válvula, que incluem o volante ou atuador, instrumentação e tubing’s.

 

4. Armazenar as válvulas corretamente
As válvulas devem ser devidamente armazenadas em locais protegidos do tempo, poeiras, e locais de trânsito pesado. As tampas de proteção devem ser mantidas no lugar até o momento da instalação. Nunca efetuar a elevação da válvula pelo volante, haste, ou elementos de ajuste ou deslizantes. Levante as válvulas pelo corpo principal ou pontos indicados pelo fabricante.

 

Dependendo do fabricante, algumas são enviadas com o disco na posição fechada e outros com o disco totalmente aberto. Independentemente da forma como elas foram enviadas, o principal objetivo é proteger as superfícies de assento. Como regra geral, o disco deve ser deixado na posição de transporte, se possível, até que a instalação estiver concluída.

 

5. Fazer a limpeza da tubulação e das válvulas antes de serem instaladas
Antes de uma válvula entrar em serviço, toda a sujeira e corpos estranhos devem ser removidos de dentro do sistema de tubulação. Sempre que possível, a válvula e a linha devem ser limpas com ar comprimido ou vapor, ou lavada com água limpa para remover a sujeira que possa interferir no funcionamento da válvula ou encurtar a sua vida útil.

 

6. Tome cuidado com válvulas globo
Válvulas globo têm os seus castelos presos aos corpos com grandes porcas e cuidados especiais devem ser tomados para assegurar que elas não se afrouxem quando a válvula for posta em operação. A menos que haja um grande diferencial de pressão através da sede ou grandes variações de temperatura, o torque deve ser revisado sempre que possível.

 

7. Conecte as válvulas corretamente
Como no caso de instalação de tubulação em bombas, válvulas também devem ser ligadas em ambas as conexões da tubulação sem tensões devido a desalinhamento dos flanges. Os tubos devem ser alinhados antes da sua instalação. Não contar com a válvula para puxar a tubulação para o alinhamento. Se isto não for observado, válvulas de gaveta que operam sobre barras de guia internas, e discos de válvula de borboleta não irão funcionar suavemente quando as tensões de desalinhamento causarem torção do corpo da válvula. É imperativo que as válvulas e suas respectivas conexões de tubos estejam devidamente alinhados na instalação inicial.

 

Em caso de dúvida, verifique sempre com o fabricante as orientações de instalação e operação do equipamento. As válvulas devem ser mantidas em boas condições de funcionamento, pois quando uma delas não possuir condições de reparo, o caos será supremo até a sua substituição. Lembre-se disto: As válvulas são peças-chave em todos os sistemas de fluidos. Sem elas, não haveria nenhum meio de controlar os fluxos ou regular as variáveis do processo.

 

Pense nisto: Como você se sentiria com válvulas defeituosas em seu coração?

 

 

Clique no botão abaixo para ser informado quando um novo artigo for publicado.

 

blog comments powered by Disqus
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.